Home

Me Ajuda .. O que é Ovário Multifoliculares!!?

2 respostas

  • Publicada em 2009-01-06 por Anónimo

    É imprescindível não confundir ovário multifolicular com ovário policístico.
    O ovário multifolicular tem os cistos em menor quantidade e espalhados de forma homogênea por todo órgão enquanto que o ovário policístico , é fundamental que se saiba que neles, os cistos (pelo menos 12 em cada ovário com menos de 10mm de diâmetro e ovário com volume supra de 10cm3) estão principalmente na periferia do ovário.

    Não se deve confundir ovário multifolicular com ovário policístico.

    manancial: Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
    http://www.ipgo.com.br

  • Publicada em 2009-01-06 por Anónimo

    Trata-se de uma formação de dimensões variáveis, geralmente globosa e de paisagem regular, com um teor predominantemente líquido.
    Em cada ciclo menstrual, as hormonas libertadas pelos ovários (gonadotrofinas) vão agir acerca os folículos ali existentes, estruturas que não são mais do que ?sementes? de futuros óvulos que se encontram nos ovários desde a sua origem.
    Em cada ciclo, exclusivamente um dos folículos atinge o estado de maturação e se rompe para libertação da célula sexual feminina ? óvulo ? que, nas trompas, poderá vir a ser fertilizado pelo espermatozóide para originar o ovo ou zigoto.
    Em certas situações, geralmente de desrregulação hormonal, podem ocorrer alterações no controlo de incremento dos folículos, levando ao seu aumento de volume e originando quistos.

    Causas:
    As causas, na maior segmento dos quistos dos ovários, não estão muito esclarecidas. Pensa-se que uma descoordenação dos mecanismos hormonais possa precipitar alterações no incremento das células dos ovários.
    Durante o ciclo menstrual normal, uma glândula do cérebro (pituitária) liberta uma hormona chamada FSH (Follicle Stimulating Hormone) que vai estimular o desenvolvimento de um dos muitos folículos (os precursores dos óvulos femininos) existentes no ovário.
    Em cada mês, um deles desenvolve-se mais rapidamente e é ele que irá dar origem ao óvulo libertado nesse ciclo menstrual.
    Os citados folículos libertam para a manante sanguínea estrogénios, hormonas que são responsáveis, entre outras coisas, pelas características femininas.
    Ao atingir determinados níveis no sangue, esses estrogénios fazem com que a referida zona do cérebro (pituitária) comece a produzir elevadas quantidades de outra hormona chamada LH (Hormona Luteinizante) que por sua vez, ao atingir os ovários, vai provocar a libertação do tal folícu lo mais desenvolvido, dando-se assim a ovulação. Esse folículo, agora chamado óvulo, segue para a trompa onde pode logo ser fertilizado.
    No lugar onde estava o folículo donde saiu o óvulo nesse mês, e sob influência da

Utilize o formulário para responder a esta pergunta